Blog do Felipaodf – Sinopse das Matérias de 2016

SINOPSE DAS MATÉRIAS – 2016

Opiniões sobre as coisas do Botafogo. É só clicar no link, ler e comentar…Te espero lá: http://felipaodf.blogspot.com.br/

SINOPSE DAS MATÉRIAS 2013: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/blog-page.html

SINOPSE DAS MATÉRIAS 2014: http://botafogodeprimeira.blogspot.com.br/p/blog-page.html

SINOPSE DAS MATÉRIAS DE 2015: Blog do Felipaodf (Atualizado até 07 de Dezembro)

Retrospectiva 2016: O ano em que o Botafogo dobrou a meta

Veja a nossa retrospectiva de 2016 e relembre o que foi destaque aqui no blog no ano que está terminando. Um ano em que o grande objetivo do clube era a permanência na Série A do Brasileirão e, mais do que isso, dobrando a meta, conseguiu uma vaga improvável na fase de pré-Libertadores. Caros amigos alvinegros, estamos na contagem regressiva para o encerramento de mais um ano. É comum nessa época as pessoas e instituições fazerem um balanço de suas atividades avaliando o que deu … mais »


Dias quentes no Botafogo: o sorteio da Libertadores e o fechamento com Montillo

Seguramente o Botafogo viveu seus dois dias mais excitantes desde o jogo de despedida do Brasileirão em que venceu o Grêmio por 1 a 0 e garantiu a tão sonhada vaga na Libertadores do próximo ano a pouco mais de uma semana. Para mais detalhes sobre o feito, sugiro a leitura dos nossos post: Blog do FelipaoBfr: A batalha final pela vaga no Sul e Blog do FelipaoBfr: Com vaga assegurada na Libertadores, Botafogo se volta para a reformulação do elenco… Depois do… mais »

No jogo de despedida da temporada desse ano, o Botafogo foi ao sul e venceu o Grêmio por 1 a 0 pelo Brasileirão. Essa vitória simples, com um belo gol de Bruno Silva, assegurou a quinta colocação ao Glorioso e a tão sonhada vaga na Libertadores do próximo ano. Para mais detalhes sobre o feito, sugiro a leitura dos nossos post: de pré-jogo Blog do FelipaoBfr: A batalha final pela vaga no Sul e do balanço da última rodada Blog do FelipaoBfr: Com vaga assegurada na Libertadores, Botafogo se volta para a reformulação do elenco… A va… mais »

Com vaga assegurada na Libertadores, Botafogo se volta para a reformulação do elenco

A última vez que estivemos por aqui conversando com os leitores foi na semana passada para tratar de A batalha final pela vaga no Sul (clique e veja) por ocasião do último jogo do Botafogo no Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio a quem venceu em Porto Alegre por 1 a 0 com um gol estiloso de Bruno Silva. Na comemoração, o jogador prestou homenagem aos antigos companheiros da Chapecoense, mortos na tragédia aérea na Colômbia, exibindo uma camisa antiga do clube com o nome das vítimas. Infográfico… mais »

O Botafogo já está em Porto Alegre onde enfrenta o Grêmio, agora Campeão da Copa do Brasil de 2016, pela última rodada do Brasileirão. O jogo, programado para às 17 horas de domingo na Arena, é de grande importância para Alvinegro que joga para confirmar a vaga na Copa Libertadores de 2017, bastando para isso, vencer o adversário em seus domínios. Em caso de empate ou derrota o Glorioso passaria a depender dos resultados dos jogos de seus concorrentes diretos: o Atlético-PR, que recebe o Flamengo na Arena d… mais »

O Botafogo retomou, na segunda-feira, a sua última semana de treinamento na temporada visando o jogo de despedida contra o Grêmio maracado para domingo na casa do adversário. Essa e as demais partidas da 38a. rodada do Brasileirão, anteriormente marcadas para o último domingo (04/12), foram adiadas para o próximo (11/12) em razão do luto oficial do futebol brasileiro decretado pela CBF em homenagem às vítimas do desastre com o avião que transportava jornalistas, direção, comissão técnica e atletas da Chapecoense que fariam a partid… mais »

O Botafogo encerrou na sexta-feira, o regime de concentração cumprido no Cefat, em Várzea das Moças, próximo a Niterói (RJ), onde permaneceu nos últimos quatro dias se preparando para o jogo decisivo contra a Ponte Preta, neste sábado, às 20h, na Arena Botafogo. A vitória em casa será fundamental para as pretensões do clube na próxima temporada. Se passar pela Ponte hoje, na Ilha, e o Corinthians não vencer o Atlético-PR em Itaquera, a vaga na Libertadores estará garantida e as perspectivas mudam pra 2017. Os ingress… mais »

Torcida do Botafogo na Arena da Ilha, uma parceria que deu certo e alavancou o time (Internet)O Botafogo se apresentou na tarde de terça-feira em General Severiano, dando início à semana de treinamentos para o jogo decisivo contra a Ponte, no sábado. Esse será o último jogo do clube na Arena da Ilha, que foi a nossa casa durante todo o 2o. turno do campeonato. Em 2017, o Alvinegro volta a mandar seus jogos no Estádio Olímpico Nilton Santos como era esperado por todos. Para ter a casa cheia no jogo de despedida da temporada no Rio, a Diretoria resolveu fazer promoção nos valores d… mais »

O Botafogo já está em São Paulo onde enfrenta às 17h de hoje o forte time do Palmeiras, líder do campeonato, no Allianz Parque, pela 36a. rodada do Brasileirão. Depois da derrota inesperada para Chapecoense na noite de quarta-feira, os jogadores alvinegros tiveram apenas dois dias de treinos para tentar acertar o que deu errado nesse jogo. Veja como foram os treinamentos da semana e a preparação do time para o jogo contra o líder: Blog do FelipaoBfr: Botafogo busca a reabitação contra o líder Palmeiras em São Paulo.. É fato q… mais »

Depois da derrota inesperada para Chapecoense em casa na noite de quarta-feira, os jogadores alvinegros se apresentaram no dia seguinte em General Severiano para regeneração dos titulares e treinamentos específicos dos suplentes. O grupo voltou a trabalhar coletivamente nesta sexta, dessa vez longe das vistas da imprensa, visando o próximo compromisso contra o Palmeiras que lidera o campeonato, no próximo domingo (17h) em São Paulo, pela 36a. rodada do Brasileirão. Além do time ter caído acentuadamente de produção nas… mais »

O Botafogo encerrou a preparação para o jogo de hoje contra a Chapecoense, com um trabalho coletivo em General Severiano longe das vistas da imprensa. Depois do treino-apronto, a única certeza era que o técnico Jair Ventura vai levar a dúvida sobre o esquema a ser utilizado até momentos antes da partida. Mais do que nunca, Ventura não sabe se manda a campo um time mais dinâmico, com Diogo Barbosa improvisado pelo meio ao lado de Camilo, ou um mais tradicional formado p… mais »

Depois de uma interrupção de dez dias por conta dos jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa de 2018, o Campeonato Brasileiro será retomado na tarde desta terça-feira com o Fluminense recebendo o Atlético-PR no Maracanã. A 35a. rodada tem prosseguimento na noite de quarta com muitos jogos – entre eles, Botafogo x Chapecoense na Arena da Ilha. Na quinta, a rodada será encerrada em grande estilo com o Galo recebendo o Pameiras, no Independência, numa briga direta no G4. O Botafogo não joga deste do sábado pas… mais »

A única certeza do fim de semana é a de que não veremos o Botafogo em ação. Com isso, o grande evento ficou por conta do casamento do mito Airton e Roberta ocorrido na noite de quinta-feira. Foi uma cerimônia concorrida que contou com a presença de jogadores alvinegros e Gegê como padrinho. Na oportunidade, Airton se emocionou com a surpresa preparada pela esposa que se casou com meiões alvinegros. Aproveitando a resenha, o jogador afirmou que quer um romance vitalício co… mais »

O Botafogo cumpriu na manhã desta quinta-feira, mais um dia de treinamentos no CT João Saldanha em General Severiano. Esse foi o terceiro dia seguido dos oitos que Jair Ventura terá a disposição para armar a equipe no intervalo entre o último jogo, contra o Flamengo, e o próximo, contra a Chapecoense, pela 35a. rodada do Brasileirão. A partida está marcada para às 19h30 da próxima quarta-feira na Arena Botafogo, com preços promocionais que vão de 10 a 60 reais e check-in aberto para os sócios alvinegros. Ainda sem a prese… mais »

Depois de uma folga generosa de dois dias após o empate com o Flamengo no Maracanã, os jogadores alvinegros se apresentaram na tarde desta terça-feira em General Severiano para mais um período de treinos antes do compromisso contra a Chapecoense pela 35a. rodada do Brasileirão. Em razão dos jogos da seleção brasileira, não haverá rodada no fim de semana. O campeonato será retomado na próxima terça-feira com o Flu recebendo o CAP no Rio e o Galo encerra a rodada recebendo o Palmeiras em BH. O jogo d… mais »

O Botafogo encerrou na manhã desta sexta-feira em General Severiano, uma semana inteira de treinamentos antes do clássico contra o Flamengo no Maracanã. Com mando do rival, o duelo está marcado para às 17h deste sábado com casa cheia confirmada – 90% dos ingressos destinados aos torcedores rubro-negros e 10% aos alvinegros como foi no jogo do turno, na Arena Botafogo. Como visitantes, somos o quinto melhor colocado na competição atrás do Palmei… mais »

Hoje o treino é novamente no Estádio Nilton Santos. Os jogadores participam de trabalho técnico e depois do aquecimento a atividade será fechada para a imprensa. O Botafogo se apresentou na tarde de segunda-feira em General Severiano, dando início à semana do clássico contra o Flamengo. Na terça o grupo treinou coletivamente no Nilton Santos longe da vista dos repórteres e, na quarta, voltou ao CT João Saldanha para mais um dia intenso de trabalho. Faltando mais dois dias de trabalho, Jair Ventu… mais »

Com trabalho coletivo na Arena da Ilha, o Botafogo encerrou, nesta sexta-feira, a semana de treinamentos após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão. Depois de um folga merecida no último fim de semana, que serviu para que alguns jogadores com sinais de fadiga, como Camilo, recuperassem o fôlego nesta reta final de temporada, Jair Ventura e sua equipe de preparadores pegaram firme no batente para condicionar a equipe… mais »

Com um trabalho coletivo na Arena da Ilha o Botafogo encerrou, na última sexta-feira, a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão. Depois de um folga merecida no último fim de semana que serviu para que jogadores com sinais de fadiga, como Camilo, recuperassem o fôlego nesta reta final do campeonato, Jair Ventura e equipe pegaram firme no condicionamento do grupo para o compromisso contra o Coritiba, às 18h30 dest… mais »

Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes

O Botafogo encerra nesta sexta-feira a semana de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, em jogo antecipado pela 32a. rodada do Brasileirão. Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores se apresentaram na segunda-feira em Genaral Severiano, treinaram terça e quarta na Arena, voltaram a General na quinta e encerram amanhã, no mesmo local, a preparação para o compromisso contra o Coritiba marcado para às 18h30 de sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada d… mais »


Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes no sábado

O Botafogo encerra nesta sexta-feira a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão. Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores se apresentaram na segunda-feira em Genaral Severiano, treinaram terça e quarta na Arena, voltaram a General na quinta e encerram amanhã, no mesmo local, a preparação para o compromisso contra o Coritiba marcado para às 18h30 de sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada da competiçã… mais »


Depois do descanso no fim de semana Botafogo volta à trabalhar duro de olho no Coritiba

Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores alvinegros se apresentaram na tarde desta segunda-feira em General Severiano, dando início à semana completa de treinamentos. O próximo compromisso da equipe será contra o Coritiba na Arena Botafogo, no sábado (29), às 18h30, pela 33a. rodada do Brasileirão. Com uma venda antecipada de 5 mil ingressos já no primeiro dia de comercialização, espera-se um bom público na Arena a exemplo do que ocorreu no jogo contra o G… mais »

Após a vitória empolgante no último domingo sobre o Atlético-MG (3 a 2) na Arena Botafogo, os jogadores alvinegros embarcaram para Recife onde enfrentam hoje à noite (21h45) a equipe do Santa Cruz no Estádio do Arruda, em jogo isolado da 32a. rodada do Brasileirão. A expectativa é que, mesmo com o cansaço demonstrado no segundo tempo contra o Galo que quase lhe custou os três pontos, o Alvinegro faça mais uma boa partida e consiga engatar a quinta vitória consecutiva mesmo jogando na casa do adversário…. mais »

Hoje é aniversário do uruguaio mais botafoguense de todos, escreveu o canal Esporte Interativo ao homenagear o atacante Sebastián Abreu – El Loco (Loco13Abreu #52.601 @loco13com) pela passagem de seu aniversário de 40 anos, hoje. El loco defendeu nossa camisa entre 2010 e 2012 e criou uma empatia com o clube e torcida que dificilmente será igualada nos dias atuais considerando-se os valores cultuados pela sociedade que orbita ao redor do futebol. Tanto é assim que a breve e marcante passagem de El Loco pelo Botafogo é farta de episódios, dentr… mais »

A Arena Botafogo será palco neste domingo de mais um duelo de titãs. Estarão frente a frente, duas das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro que buscam, cada uma ao seu estilo, as primeiras colocações do Brasileirão. De um lado o Botafogo, dono da casa, quinto colocado na tabela com 47 pontos e com a terceira melhor campanha do segundo turno da competição e do outro, o Atlético-MG, terceiro colocado com 56 pontos, dono de um dos melhores elencos do futebol brasileiro que briga para chegar mais … mais »

Um dia após a importante vitória sobre o Inter por 1 a 0 na Arena Botafogo, os jogadores alvinegros se apresentaram em General Severiano na tarde da quinta-feira para o primeiro dia de treinos visando o difícil compromisso contra o Atlético-MG no domingo, na Ilha. Enquanto os titulares permaneceram na academia fazendo um trabalho regenerativo, o reservas foram a campo para atividades técnicas. Na sexta, o grupo volta a trabalhar no local e Jair pode dar… mais »

Com dois dias de treinos após a vitória sobre o Figueirense em Floripa, o Botafogo se preparou pra encarar o Internacional nesta quarta-feira na Arena da Ilha, em jogo válido pela 30a. rodada do Brasileirão. Apesar do horário impróprio à maioria dos torcedores (21h45), a Arena deve receber um bom número de alvinegros – a prévia bateu os 6 mil ingressos vendidos. Antes do jogo, a Torcida promete fazer uma grande festa na chegada do time ao estádio em retribuição à boa cam… mais »

O Botafogo se reapresentou ontem em General Severiano após a importante vitória sobre o Figueirense no Orlando Scarpelli-SC por 1 a 0. O resultado colocou o Glorioso na porta do G6, com 44 pontos. Os jogadores que iniciaram a partida em Florianópolis fizeram atividades regenerativas na academia enquanto os reservas, reforçados de Sassá, Pimpão e Dudu Cearense, participaram de um treino técnico sob comando de Jair Ventura. Hoje o time voltou à General para o último treino antes do conf… mais »

O Botafogo já está em Florianópolis onde enfrenta hoje à tarde o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli. O jogo tem início programado para as 17h e complementa a 29a. rodada do campeonato brasileiro iniciada na última quarta-feira com quatro jogos. Na manhã de sábado os jogadores participaram de um treinamento técnico seguido de um rachão no CT João Saldanha, em General Severiano encerrando mais mais uma semana completa de treinamentos. Essas semanas sem jogos no meio tem serv… mais »

O Botafogo comemora mais uma semana completa de treinamento – a terceira seguida nas últimas três rodadas. O time se apresentou na tarde de terça-feira em General Severiano para um trabalho específico, passou três dias consecutivos em atividades coletivas no Niltão e volta na manhã deste sábado à General Severiano onde finaliza os trabalhos e define os jogadores que viajam para Florianópolis para o jogo de domingo, às 17h, contra o Figueirense pela 29a. rodada do campeonato brasileiro. … mais »

*Estão precisando de você ali Botafogo, para abrilhantar a Libertadores em 2017. Tá a fim? O Glorioso se reapresentou na tarde desta terça-feira em General Severiano depois da vitória incontestável sobre o Corinthians no último sábado (2 a 0), na Arena Botafogo. Assim como na rodada passada, Jair Ventura terá a semana inteira para preparar a equipe que, mais do que nunca, passa a defender a sua condição de candidato a uma vaga na Libertadores de 2017. Dessa vez, no pró… mais »


Hoje tem briga de cachorro grande na Arena Botafogo. Quem leva os três pontos?

Neste sábado a Caixa estampará sua marca na gloriosa camisa pela primeira vez. Que nos traga sorte e marque o início de uma caminhada vitoriosa! Amanhã tem briga de cachorro grande na Ilha mas quem manda no pedaço é o Alvinegro de General. Depois de uma semana inteira de treinamentos, peregrinando por General Severiano, Estádio Nilton Santos e Arena da Ilha, o Botafogo está pronto pra encarar o Corinthians, às 16h30 deste sábado, na Arena, pela 28a. rodada do Brasileirão. Veja os detalhes da semana de treinamentos e a volta do clube ao Niltão depois de dez meses afastado do est… mais »


Em dia de treino de gala, Botafogo volta ao Niltão depois de dez meses afastado de sua casa

Hoje foi dia de gala na semana de treinos do Botafogo após a derrota para o América mineiro no último fim de semana. Com a semana livre de compromissos, o time se apresentou segunda-feira à tarde em General Severiano e hoje voltou a treinar no Nilton Santos depois de dez meses afastado do estádio por conta das Olimpíadas e Paralimpíadas realizadas no Rio. O treinamento constou de atividades técnicas e táticas desenvolvidas no gramado principal onde parte do elenco jamais havia pisado, sem a… mais »

Depois de pagar vexame na rodada do fim de semana ao ser derrotado por 1 a 0 pelo América mineiro, o Botafogo se reapresentou na segunda-feira à tarde em General Severiano dando início à semana de trabalho que antecede o jogo contra o Corinthians no próximo sábado, na Arena da Ilha pelo Brasileirão. Com a derrota inesperada para o Coelho no Independência, o Alvinegro jogou um balde de água fria no sonho de muitos torcedores … mais »

Virando a página da Copa do Brasil onde foi derrotado duas vezes pelo Cruzeiro e ficou pelo meio do caminho, o Botafogo concentra suas forças no Campeonato Brasileiro onde ainda tem objetivos importantes a conquistar. Veja o que escrevemos sobre o assunto na resenha de meio de semana: Blog do FelipaoBfr: Botafogo esquece a CdoB e se concentra no Brasilei… Essa retomada do Alvinegro tem um novo começo neste sábado, às 21h, quando encara o América-MG, no Estádio Independência, pela 27ª rodada da … mais »

O Botafogo cumpriu ontem, no Mineirão, o último capítulo de sua participação na Copa do Brasil 2016 e mais uma vez ficou devendo ao cair para o Cruzeiro na fase de oitavas de final. Os mineiros haviam vencido o jogo de ida, no Rio, por 5 a 2, numa atuação desastrosa de todo o sistema defensivo alvinegro e a participação direta da arbitragem no resultado que anulou um gol legítimo de Sassá quando o placar ainda estava em 1 a 1, e voltaram a vencer no jogo da volta, em Belo Horizonte, por 1 a 0, dessa… mais »

O Botafogo já está em Salvador onde enfrenta o Vitória neste domingo, às 18h30 pela 26a. rodada do Campeonato Brasileiro, no Barradão. De técnico novo – Argel assumiu o lugar de Mancini demitido na semana passada -, o rubro-negro baiano busca sua segunda vitória seguida já que foi ao sul na quinta-feira e venceu o Inter por 1 a 0, em pleno Beira-Rio. Já o Alvinegro carioca tenta a reabilitação depois de ser derrotado pelo Santos na última quarta-feira, pel… mais »

Depois da vitória surpreendente sobre o Cruzeiro por 2 a 0 no último domingo, em pleno Mineirão, o Botafogo volta à Arena na Ilha do Governador-RJ onde recebe o Santos, às 19h30, no clássico mais clássico do futebol brasileiro, válido pela 25a. rodada do Brasileirão. A última vez que o Botafogo enfrentou o clube praiano foi no primeiro turno, em 05 de junho (11h), no Pacaembu – 6a.rodada do Brasileirão. Estávamos na lanterna do campeonato (1v, 1e e 4d) com apenas 22% de aproveitamento. O tim… mais »


Mesmo com desfalques importantes, Bota encara o Cruzeiro pensando em vitória no Mineirão

Depois de vencer o clássico contra o Fluminense (1 a 0) na última quarta-feira, na Arena da Ilha, o Botafogo já está em Belo Horizonte onde enfrenta o Cruzeiro neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 24a rodada do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Botafogo enfrentou o clube mineiro foi em 1o. de setembro no jogo de ida pelas oitavas da Copa do Brasil, no Rio, e foi goleado por 5 a 2. O rendimento do time alvinegro foi muito abaixo do esperado. A nossa defesa entregou pelo menos três gols ao… mais »

O Botafogo treinou na manhã de sexta-feira em General Severiano de olho no confronto escamado contra o Cruzeiro, domingo, em Belo Horizonte, pela 24a. rodada do Brasileirão. Sem poder contar com a totalidade do elenco – alguns dos titulares não subiram para o campo -, o técnico Jair Ventura deixou para definir a equipe no treino marcado para manhã deste sábado, dessa vez, longe das vistas da imprensa. Além de Airton que deixou o último jogo sentindo a coxa e é dúvida para domingo, Carl… mais »

Depois da vitória marcante sobre o Grêmio por 2 a 1 em partida adiada da 19a. rodada, o Botafogo volta à Arena nesta quarta-feira – feriado da Independência – para o clássico contra o Fluminense válido pela 23a. rodada do Brasileirão. Assim como o Botafogo, o Tricolor carioca também vem de vitória no fim de semana. Bateu o Figueirense por 3 a 2 em Edson Passos-RJ, em jogo adiado da 18a. rodada. O Flu vem de três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos, soma 34 pontos e ocupa… mais »

Pedíamos no post de pré-jogo (Blog do FelipaoBfr: Sem tempo pra lamentações, Botafogo encara o Grêmio…) que, mesmo com a confiança abalada após a goleada sofrida três dias antes para o Cruzeiro, era preciso recolher os cacos, identificar o que deu errado, fazer os ajustes necessários e torcer para que a equipe reeditasse a atuação contra o Palmeiras e voltasse a vencer na Ilha, mesmo que o adversário fosse o “poderoso” Grêmio que brigava pelo G-4. E foi isso que aconteceu, com requ… mais »

Depois do desastre contra o Cruzeiro na última quinta-feira, quando foi batido por 5 a 2 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Botafogo volta a campo nesse domingo pra encarar o Grêmio em partida adiada da 19a. rodada do Brasileirão. A partida está marcado para a Arena Botafogo (16h), onde o time Alvinegro estava invicto até a derrota acachapante para os Mineiros. Esse resultado desastroso praticamente eliminou o clube da competição e é mais um na lista de vexames do Alvinegro na Copa… mais »

Um péssimo dia para ser botafoguense

Péssimo dia para ser botafoguense – registro do torcedor Vitor (@Vhtavares1) ontem, no twitter, que bem resume o sentimento dos alvinegros após a porrada de quinta-feira. Os jogadores do Botafogo se apresentaram na sexta em General Severiano depois do vexame que protagonizaram contra o Cruzeiro na derrota acachapante por 5 a 2, em plena Arena, que praticamente eliminou as possibilidades do clube seguir na competição. Esse resultado desastroso, incompreensivo sobre todos os aspectos e que envergonhou sobremaneira o torcedor alvinegro é mais um episódio pra engro… mais »

O Botafogo fez ontem pela manhã, na Arena da Ilha, o único treinamento antes de enfrentar o Cruzeiro nesta quinta, às 20h, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo será realizado na própria Arena Botafogo, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, a casa alvinegra nesse restante de temporada, onde se espera o apoio maciço da torcida e, geralmente, o time joga bem. O jogo de volta está marcado para o dia 21 de setembro, no Mineirão. Na segunda-feira passada, dando início a maratona d… mais »

O Botafogo já está na cidade de Curitiba onde enfrenta o Atlético Paranaense hoje à noite (20h), na Arena da Baixada, encerrando a 22a. rodada do Brasileirão. No sábado, na Arena da Ilha do Governador-RJ, Jair Ventura fez um trabalho específico preparando o grupo para a maratona de jogos que o clube tem pela frente com a Copa do Brasil e o Brasileirão que começa hoje contra o CAP, atravessa o mês de setembro inteiro e segue até o início de outubro com o jogo contra o Corinthians. *MA… mais »

Mantendo a coerência, Jair Ventura define a equipe que enfrenta o Furacão

Como só entra em campo na segunda-feira quando enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, no encerramento da 22a. rodada do Brasileirão, os jogadores do Botafogo se reapresentam na manhã deste sábado na Arena Botafogo, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para mais um dia de treinamento. Dessa forma, Jair Ventura encerra mais uma semana inteira dedicada ao aprimoramento da equipe e à implantação de um novo estilo de trabalho no Botafogo antes da maratona de jogos que terá pela frente nas du… mais »

Assim como na rodada passada, Jair Ventura vai aproveitando a semana de treinamento para aprimorar os fundamentos de jogo e implantar o seu estilo de trabalho no Bota visando a maratona de jogos que tem pela frente pela Copa do Brasil e Brasileirão. Com exceção de Jefferson e Lizio que se encontram em fase de transição após passarem por cirurgias, o técnico tem todo o elenco à disposição depois do clube sofrer o 1o. turno inteiro do Brasileirão com um grande número de jogadores entregues ao depar… mais »

O Botafogo já está em Juiz de Fora onde enfrenta neste sábado, às 21h, no Estádio Mário Helênio, o time do Sport em partida válida pela 21ª rodada do Brasileirão. Com um jogo a menos na tabela – a partida contra o Grêmio pelo 1º turno foi remarcada para o dia 04/09, às 18h30, na Arena Botafogo-RJ – o alvinegro carioca tem 23 pontos e ocupa a 13ª posição enquanto o rubro-negro pernambucano tem 26, e está na 11ª. Uma simples vitória do Botafogo já deixaria os adversários de sábado numa mesma faixa de pontuação,… mais »

É pra embalar… Chamada do jogo entre Ponte Preta e Botafogo pela 18a. rodada do Brasileirão (Botafogo Oficial) Depois de vencer o Palmeiras por 3 a 1 no último fim de semana, na Arena Botafogo, o Glorioso viajou pra Campinas-SP onde enfrenta a equipe da Ponte Preta, hoje à noite, no complemento da 18a. rodada do Brasileirão. O jogo está programado para às 19h15 e será disputado no Estádio Moisés Lucarelli onde a Macaca manda os seus jogos na competição. Na partida contra o Verdão, que liderava o campeonato, o Botafogo fez a sua melhor partida na temporada com uma exibição … mais »


Definidos os confrontos pela Copa do Brasil e Botafogo enfrenta o Cruzeiro!

Em sorteio realizado na sede da CBF, hoje pela manhã, foram definidos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2016. Após um intervalo de aproximadamente uma hora a entidade definiu, também por sorteio, os mandos de campo dos oito confrontos definidos. Arte do Esporte Interativo (‏@Esp_Interativo) Os clubes que aparecem na frente desses confrontos são os oito que vieram do pote 1 formado pelos times que estavam na Libertadores, o quinto colocado do Brasileirão do ano passado e… mais »

Depois de bater o Bragantino na última quarta-feira pela Copa do Brasil, o Botafogo volta à Arena neste domingo para enfrentar o Palmeiras pela 17a. rodada do Brasileirão. A partida fecha a rodada às 18h30 na Arena que deve receber um bom público depois da vitória por 1 a 0 que classificou o time para as oitavas de final da Copa do Brasil. Contra o Bragantino, ignorando a vantagem de jogar pelo empate para passar de fase, Gomes mandou a campo a força máxima disponível no momento evitando riscos desnece… mais »

Depois de bater o Bragantino (1 a 0) na última quarta-feira, na Arena Botafogo, pela Copa do Brasil, o Glorioso voltou aos treinos visando o confronto contra o Palmeiras no domingo, pela 17a. rodada do Brasileirão. Apesar de jogar com a vantagem do empate contra o Bragantino no Rio, Gomes mudou a estratégia e foi com a força máxima pra não correr riscos na partida e dar conjunto ao time que pretende repetir contra os paulistas, pelo Brasileirão. A partida está programada para às 18h30, na Arena Botafogo… mais »

Depois de bater o Bragantino por 1 a 0 com gol de Vinícius Tanque, na Arena Botafogo, pela Copa do Brasil, o Glorioso voltou aos treinos na quinta-feira visando a partida contra o Palmeiras, time treinado por Cuca e líder do Brasileirão. No jogo de ida em Bragança Paulista, o Botafogo havia empatado o jogo por 2 a 2 e tinha a vantagem de poder empatar até por um gol no jogo do Rio. Mesmo assim, Gomes decidiu, pela primeira vez na competição, mandar a força máxima com alguma… mais »

Agora é Copa do Brasil: o Glorioso encara o Bragantino no jogo de volta na Arena Botafogo Depois da derrota por por 2 a 1 diante da Chape no último fim de semana pelo Brasileirão, o Botafogo volta a campo hoje à noite (19h30) pela Copa do Brasil, quando enfrenta o Bragantino no jogo que decide vaga na próxima fase da competição. No jogo de ida, em Bragança Paulista, o Botafogo foi a campo com um time formado por reservas. Mesmo assim, conseguiu um empate por 2 a 2 lhe dá a vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 para passar de fase. Caso o placar do 1º jogo se repita, a vag… mais »

Cautela ou ousadia? Contra a Chape, Gomes segue em dúvida entre Fernandes e Salgueiro

O Botafogo viajou para a cidade de Chapecó-SC onde enfrenta a Chapecoense pela 17a. rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, que marca uma disputa direta por posições na tabela, está programado para às 16 h deste domingo na Arena Condá. No sábado pela manhã, o time fez um treino recreativo no CT do time catarinense, gentilmente cedido pelo adversário. O atacante Neilton, que foi poupado dos treinamentos de campo durante a semana, participou da atividade normalmente e deve ir pro jogo. … mais »

O Botafogo viajou para a cidade de Chapecó-SC onde enfrenta a Chapecoense pela 17a. rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, que marca uma disputa direta por posições na tabela, está programado para às 16 h deste domingo na Arena Condá. No sábado pela manhã, o time fez um treino recreativo no CT do time catarinense, gentilmente cedido pelo adversário. O atacante Neilton, que foi poupado dos treinamentos de campo durante a semana, participou da atividade normalmente e deve ir pro jogo. S… mais »

Pimpão e Gegê são poupados de treino na reapresentação do Botafogo

*Atacante, com dor na coxa, e meia, que levou uma pancada no tornozelo, ficam na academia e serão reavaliados. Leandrinho e Lizio devem ser reintegrados na semana* Após dois dias de folga, os jogadores do Botafogo se reapresentaram na manhã desta terça-feira em General Severiano, após o empate por 3 a 3 com o Flamengo no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Ricardo Gomes começou a preparar o time para enfrentar a Chapecoense no próximo domingo, mas ainda não está com o elenco inteiro à disposição: além de Jefferson, que está sendo preparado para voltar à equipe no início d… mais »

Botafogo inaugura a Arena num clássico escamado contra o Fla

Depois de empatar em 2 a 2 com o Bragantino na última quarta-feira pela Copa do Brasil, o Botafogo volta a campo hoje, às 16h00, pelo Brasileirão no jogo de inauguração da Arena Botafogo, estádio da Portuguesa da Ilha do Governador, remodelado pelo Alvinegro e tornado a casa alternativa do Alvinegro no Rio. A ocasião não poderia ser melhor para a torcida já que o confronto, válido pela 15a. rodada, é o clássico estadual contra o arqui-rival rubro-negro. Um jogo que, pela rivalid… mais »

Demorou mais saiu do forno a justa homenagem do Botafogo ao Seu Rodrigues, o Vovô Alvinegro, pela passagem do seu centenário de nascimento. Botafogo F.R. ‏@BotafogoOficial Parabéns, seu Rodrigues! 100 anos de muito amor pelo Botafogo! O clube tem uma surpresa para você. Depois de uma batalha pessoal e incansável do neto Ricardo Siqueira (Ricardo Siqueira Jr‏@ricardo_bsjr) nas redes sociais, iniciada ainda no mês de maio, para que Botafogo, clube de coração do Seu Rodrigues, lhe prestasse homenagens no dia de seu aniversário, o clube ate… mais »

O zagueiro Joel Carli volta ao time depois de ficar dois meses fora tratando de contusão Depois de empatar com o Coxa no último sábado em Curitiba pelo Brasileirão, o Botafogo vai à Bragança Paulista onde enfrenta o Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h30 dessa quarta-feira, pela Copa do Brasil O jogo é válido pela 3a. fase da competição e, diferentemente das duas primeiras, uma vitória do time carioca não elimina a partida de volta que já está programada para a Arena Botafogo, Ilha do Governador-RJ, no próximo dia 27/07. Curiosamente o Estádio Nabi Abi Chedid onde o Brag… mais »

De volta à Copa do Brasil, Botafogo encara o Bragantino em São Paulo

Agora é Copa do Brasil: Botafogo pega o Braga em São Paulo Depois de empatar em 0 a 0 com o Coxa no último sábado, em Curitiba, pela 14a. rodada do Brasileirão, o Botafogo vira a chave para a Copa do Brasil e vai à Bragança Paulista onde enfrenta o Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h30 da próxima quarta-feira. O jogo é válido pela 3a. fase da competição e, diferentemente das duas primeiras, uma vitória do time carioca não elimina a partida de volta, já marcada para o próximo dia 27/07 possivelmente na remodelada Arena Botafogo, na Ilha do Governador-RJ. Curiosamente o … mais »

O Botafogo fez ontem, em General Severiano, o último treino antes da viagem para Curitiba onde enfrenta o Coxa, neste sábado, no Estádio Couto Pereira. O jogo, válido pela 14a. rodada do Brasileirão, tem início programado para às 16h30 e será transmitido pela TV aberta para o Rio de Janeiro. Como Ricardo Gomes vetou a presença da imprensa durante as atividades de campo e há dúvidas sobre a presença de Camilo que sentiu um desconforto na coxa, a escalação do time só será conhecida momentos antes da partida. Por sua vez, o a… mais »

Lúcio Flávio, ex-meia do Botafogo Depois de receber alvinegros ilustres como o ex-Presidente Bebeto de Freitas, o Torcedor-símbolo da Amapá-Fogo Delmar Pereira, o jornalista da Rádio Botafogo Emílio Adam, o repórter independente Eduardo Pinto, atletas do Botafogo Reptiles Leonardo Bona e Beto Urichsen na semana passada e ex-jogadores da estirpe de Sandro, Wilson Gotardo, Sérgio Manoel, Leandro Guerreiro, Luciano Almeida, Marcelo Alves, Zé Carlos – o Zé do Gol, Moisés e Jam… mais »

A última vez que escrevi no blog a resenha tratava, basicamente, das aflições do técnico Ricardo Gomes para armar a equipe que iria enfrentar o Corinthians em São Paulo. Ainda sem os reforços que chegaram recentemente e com desfalques importantes no plantel (sete titulares e um reserva), Gomes quebrava a cabeça para encontrar, dentro do elenco pobre que tem nas mãos, um time capaz de tirar o Alvinegro da situação em que se meteu – frequentador assíduo da zona da degola. … mais »

A última vez que escrevi aqui no blog, o técnico Ricardo Gomes andava meio perdido em busca de um time capaz de manter a dignidade do clube nesse começo conturbado de Brasileirão enquanto aguardava o retorno de desfalques importantes e a estreia dos novos contratados a partir do jogo contra o Figueirense na quarta-feira, em Juiz de Fora – primeiro Camilo, depois Pimpão e com um prazo maior, o atacante Canales. Veja a campanha até a 6a. rodada: uma derrota na estreia para o SP, um… mais »

Procura-se um time pra chamar de seu. Quem achar, por favor, avise ao treinador Ricardo Gomes em General Severiano ou em Vargem Bonita para onde o Departamento de futebol se mudou nessa semana. Isso não é nenhum tipo de ironia de torcedor decepcionado com o time. O próprio Ricardo Gomes declarou em entrevista após o fiasco contra o Santos no Morumbi, que o time jamais se encontrou depois das finais do Campeonato Carioca ocorridas há um mês atrás. Dito isso, e com o time na lanterna do campeonato – posto alcançado muito antes das previsões pessi… mais »

Nos perdoe, Mané…

Evoquei, no post de pré-jogo (clique e veja: Sob as bênçãos de Mané, Botafogo tenta a segunda v…), o santo nome de Mané Garrincha para abençoar o nosso Botafogo no jogo que faria em Brasília contra o Cruzeiro. Até então o time mineiro era o vice-lanterna do campeonato com dois pontos ganhos e não havia vencido nenhum jogo em quatro rodadas. Que Garrincha, de onde estiver, me perdoe. Nunca mais farei isso. Não previ que o time que vestiria a camisa alvinegra nesse dia seria tão apático e ruim tecnicamente a ponto de enver… mais »

Sob as bênçãos de Mané, Botafogo tenta a segunda vitória no Brasileirão

O Botafogo volta à Brasília depois da conquista do título da Série B em 2015, para enfrentar o time do Cruzeiro pelo Brasileirão, no estádio Mané Garrincha que homenageia um dos maiores ídolos alvinegros de todos os tempos. A partida é válida pela 5a. rodada e o time carioca é o mandante do jogo que foi vendido para empresários da cidade. Para se ter uma ideia sobre a presença das torcidas dos dois clubes na cidade, confira os números divulgados por Vinicius Paiva no Blog Teoria do… mais »

Torcida alvinegra faz festa na chegada do Botafogo em Brasília

Cumprindo a maratona de jogos imposta aos clubes nesse começo de Brasileirão e lutando contra o fantasma das contusões que assusta o clube, o Botafogo volta a campo nessa quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde a delegação alvinegra desembarcou no final da tarde de hoje. Comandada por Roberto Botafogo, torcedor símbolo do Botafogo em Brasília, a torcida alvinegra se fez presente no aeroporto para recepcio… mais »

Botafogo está pronto pra papar o Flu no domingo

O Botafogo viajou ontem para Resende de onde segue para Volta Redonda para enfrentar o Fluminense no Raulino de Oliveira, às 16h00. O jogo é válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro fez um treino apronto na manhã de sábado em General Severiano e o treinador Ricardo Gomes aproveitou a presença dos titulares para esboçar o time que vai a campo no domingo. A novidade ficou por conta da presença de Marquinhos no time titular. Pelo visto, o jogador que veio do Macaé a menos de um mês e tem entrado bem n… mais »

Vencemos a primeira e vamos com tudo pra cima do Flu

Finalmente uma vitória no Brasileirão. Depois de estrear com derrota por 1 a 0 para o São Paulo em “casa” e não passar de um empate em 1 a 1 contra o Sport no Recife, o Botafogo conseguiu a sua primeira vitória na competição ao bater o Atlético Paranaense por 2 a 1 em Juiz de Fora, na noite de quarta-feira. Com gols de Ribamar e Neilton, o Glorioso fez valer a sua condição de mandante e dessa vez conquistou os três pontos, mesmo passando por situações críticas na partida. Não fo… mais »

Botafogo encara o Furacão em Juiz de Fora em busca da primeira vitória no Brasileirão

Seguindo a maratona de jogos imposta pela CBF nesse início de competição, o Botafogo chegou ao Rio na tarde da segunda-feira procedente de Recife, fez um treino leve na manhã desta terça-feira em General Severiano e já desembarcou na cidade de Juiz de Fora-MG onde recebe hoje, como mandante, o Atlético-PR, às 19h30, no estádio Radialista Mario Helênio. O jogo é válido pela terceira rodada do Brasileirão. Em razão do acúmulo de jogos nestas últimas semanas e nas próximas, Gomes abriu mão de fazer trabalhos mais específicos com … mais »

Botafogo encara o Sport em Recife, em busca da recuperação

O Botafogo viajou ontem para o Recife onde enfrenta o Sport neste domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro. A partida fecha a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No confronto de hoje, as duas equipes buscam reabilitação já que foram derrotadas em suas estreias na competição. Os cariocas foram surpreendidos em “casa” pelo time reserva do São Paulo que venceu a partida por 1 a 0 enquanto os pernambucanos enfrentaram o Flamengo em Volta Redonda e foram derrotados pelo … mais »

Botafogo trabalha duro, de olho no Sport

Depois de vencer o Juazeirense na noite de quinta-feira em Los Lários por 1 a 0 e se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil, o Botafogo voltou aos treinamentos na tarde desta sexta, se preparando para encarar o Sport, em Recife, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão. O Alvinegro perdeu na estreia (1 a 0) para o São Paulo e ocupa a 15a. posição na tabela, pela simples formalidade de listar os sete clubes que não pontuaram na 1a. rodada em ordem alfabética. O Botafogo encarou o Juazeiren… mais »

Um jogo para espantar a zica que baixou em General

Depois de estrear no Brasileirão com derrota em casa contra o São Paulo por 1 a 0, o Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30, em Los Lários, para enfrentar o Juazeirense-BA no jogo de volta pela Copa do Brasil. Como venceu o primeiro jogo em Juazeiro por 2 a 1, o Alvinegro joga hoje no Rio com a vantagem do empate. Até mesmo uma derrota por 1 a 0 daria a classificado ao time carioca para a terceira fase onde enfrentaria o Bragantino-SP que passou pelo Avaí e avançou na co… mais »

Agora é Copa do Brasil


Depois de deixar o título de Campeão Carioca escapar das mãos no domingo contra o Vasco e sem tempo pra chorar as mágoas da chance desperdiçada, o Botafogo voou rumo à Juazeiro, na Bahia, onde enfrenta o bravo Juazeirense no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Na primeira fase da competição, o Alvinegro teve dificuldades para passar pelo Coruripe (AL) vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 em terras alagoanas e empatando por 1 a 1 no Rio. Em razão das muitas baixas no elenco naquela semana, o … mais »

Vamos virar esse jogo no campo e na arquibancada… Pra cima deles Fogão!

O Botafogo finalizou a semana de treinamentos para a decisão contra o Vasco em grande estilo. O time foi saudado em General Severiano na manhã do sábado por um contingente significativo de torcedores – avulsos e de Organizadas -, que lá compareceu para apoiar o time e levar confiança aos jogadores alvinegros para a final. O grupo de jogadores trabalhou taticamente e concluiu a prática com um rachão descontraído, sempre incentivado pelos torcedores que, ao final, foram brindados com às atenções do goleiro Jefferson, o mais experiente do gru… mais »

Gomes não inventa e apronta o time da final

O Botafogo ainda tem uma última atividade programada para a manhã desse sábado, em General, antes dos jogadores se concentrarem para a grande final contra o Vasco, no domingo, às 16h, no Maracanã. A previsão é de que teremos lotação máxima a se julgar pela movimentação das duas torcidas nesse dias que antecedem ao clássico. A carga total para esse jogo é de 51 mil ingressos. Na primeira, tivemos 43.822 presentes no estádio. Conforme afirmou após o jogo de domingo, Ricardo Gomes está convencido que é perfeitamente possível reverter a van… mais »

Vamos lutar até o último momento pelo título

O Botafogo cumpre hoje, em General Severiano, o último treino da semana aberto à imprensa visando o jogo contra o Vasco, no domingo, na disputa do título de Campeão Carioca de 2016. O treinador Ricardo Gomes está confiante na reversão da vantagem cruzmaltina – qualquer empate favorece ao time da Colina – conseguida com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, pelo simples fato do Botafogo ter sido superior ao adversário sem que tenha conseguido, no entanto, vencer o goleiro vascaíno. Já na … mais »

Do jeito que vierem, sou mais o Botafogo

Depois de empatar com o Coruripe (1 a 1) na última quinta-feira em Los Larios e se classificar para a 2a. fase da Copa do Brasil, o Botafogo encerrou os treinamentos com vistas ao jogo contra o Vasco na primeira partida da final do Carioca no Maracanã que reabriu especialmente para esses jogos e deve receber um grande público amanhã. Nesse sábado, os jogadores fizeram um treino apronto pela manhã em General Severiano sem registro de imagens pela imprensa. Na partida pela Copa do Brasil, o Glorioso mandou a campo um time de reservas refor… mais »

Botafogo vai com time reserva contra o Coruripe

Depois e vencer o Fluminense por 1 a 0 no último domingo e se classificar para as finais do Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30, para enfrentar o Coruripe de Alagoas, em Los Lários, no jogo de volta pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, na cidade de Coruripe, os cariocas venceram os alagoanos pelo placar mínimo (1 a 0) e não conseguiram eliminar o jogo no Rio. Em razão das baixas no elenco principal na semana do jogo, o técnico Ricardo Gomes mandou um time alternativo a campo com apenas dois titu… mais »

Boa campanha não serve pra nada. O que vale é título!

Felipao dfemBlog do Felipaodf – Há 5 semanas

*Essas foram as palavras do técnico Ricardo Gomes sobre a situação do Botafogo às vésperas do jogo decisivo contra o Fluminense* Isso porquê, na visão do treinador, de nada vai adiantar ter feito a melhor campanha da primeira fase e ter trazido o time até a semifinal sem grandes sustos se não vencer o jogo de hoje e chegar à disputa do título. E você, torcedor, também pensa assim? Ainda na entrevista de sexta-feira, Gomes lembrou os dois jogos que fez contra o Tricolor esse ano – uma vitória incontestável por 2 a 0 na primeira fase e um emp… mais »

Sem poder contar com Airton, Gomes arma time ofensivo contra o Flu

Ainda sem poder contar com o Airton, homem-base do esquema com três volantes que deu padrão tático à equipe e sustentou a campanha do time até aqui, Gomes sinaliza que vai pro jogo contra o Fluminense com o chamado esquema alternativo, armando o time no mesmo 4-4-2 utilizado no domingo. Lembrando que a formação com os volantes foi implantado exatamente na rodada anterior ao jogo contra o Flu, ainda na primeira fase do Campeonato Carioca. Naquela oportunidade, o Botafogo enfrentou a Cabofriense e venceu por 2 a 1 e no jogo seguinte, o cláss… mais »

Pensando nas finais, Botafogo muda esquema contra o Boavista

O Botafogo vai utilizar o jogo contra o Boavista para testar o desempenho do time no esquema 4-4-2 que deverá ser usado nos jogos finais do Cariocão. Já classificado para a próxima fase e com uma chance pequena de chegar em segundo na Taça Guanabara, o que lhe daria a vantagem do empate da disputa da semifinal contra o terceiro colocado, Ricardo Gomes resolveu voltar ao esquema 4-4-2 utilizado no começo da competição e reeditado no 2o. tempo do jogo contra o Bangu, na semana passada. Dessa forma, o técnico abandona, mesmo que temp… mais »

O último terço

O Botafogo segue a sua rotina de treinamentos com vistas ao jogo contra o Boavista, na última rodada da Taça Guanabara. Ocupando a terceira posição na tabela com 11 pontos e já classificado para a próxima fase, o Alvinegro está fora da disputa da TGB mas ainda luta pela segunda posição que lhe daria vantagens nas semifinais que vem a seguir. Os quatro clubes mais bem classificados nessa fase se credenciam à disputa do título de Campeão Carioca de 2016, em dois jogos programados para o Maracanã… mais »

De volta ao Carioca, Botafogo encara o Bangu de olho na classificação

Depois de vencer o Coruripe-AL na última terça-feira pela Copa do Brasil, o Botafogo está pronto para encarar o Bangu no neste domingo, de olho na classificação antecipada para a fase decisiva do Campeonato Carioca. O jogo está programado para às 18h30 em São Januário, com direito à promoção de ingressos – R$ 10,00 a meia entrada. Esse é o penúltimo jogo válido pela Taça Guanabara. Caso vença os dois jogos que faltam, o Alvinegro ainda tem chances de alcançar o título dependendo dos resultados dos concorrentes mais bem colocados – Fl… mais »

Virando a chave para a Copa do Brasil, Botafogo encara o Coruripe nessa terça

Depois de fazer um jogo duro contra Flamengo no sábado e ter cedido o empate em duas oportunidades (2 a 2), o Botafogo vira a chave para a Copa do Brasil – a 2a. competição mais importante do calendário brasileiro – e estreia na competição contra o Coruripe-AL, terça-feira, às 21h30 , no Estádio Municipal Gerson Amaral, na cidade que deu nome ao clube. O jogo será transmitido pela ESPN e SposTV. Façam suas escolhas! Sempre que se fala em Copa do Brasil, as lembranças não são muito boas para o torcedor botafoguense. Só pra se ter … mais »

Do jeito que vierem, é lona pra eles!

Como escrevi no post passado, o clássico contra o Flamengo dispensa preleção motivacional porque para um jogo com essa dimensão, ela sempre esteve inserida no cardápio desde os primórdios do tempos. Depois de ter enfrentado Vasco (1 a 1 e 0 a 1) e Fluminense (2 a 0 e 1 a 1) duas vezes na competição, a primeira vez contra o Flamengo é a mais aguardada pelo torcedor alvinegro. Clique no link e veja: Blog do Felipaodf: Um jogo que não precisa de preleção Sem sombra de dúvidas, o rubro-negro é nosso rival preferido. No caso do jogo de… mais »

Um jogo que não precisa de preleção

Depois de vencer o Volta Redonda por 2 a 0 com certa facilidade na última quarta-feira e alcançar a terceira posição na tabela de classificação, o Botafogo se prepara pra encarar o Flamengo no clássico mais aguardado do ano pelo torcedor alvinegro. O último confronto entre os dois foi em março de 2015, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca e o Glorioso venceu por 1 a 0. O jogo está marcado para o próximo sábado, às 16h00, no Estadio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, um dos maiores redutos de botafoguenses fora do Ri… mais »

Botafogo precisa vencer pra trocar de posição com o Voltaço na tabela

O BOTAFOGO encara o Volta Redonda na noite dessa quarta-feira (19h30), em São Januário, pensando unicamente numa vitória que lhe garanta a permanência no G-4 e desbanque o time da Cidade do aço da vice-liderança da competição. O Bota soma quatro pontos e ocupa a quarta posição na tabela. Caso consiga o objetivo, somaria sete e, no mínimo, desbancaria o adversário, que tem seis e ocupa a segunda posição. Os outros integrantes do G-4 são o Vasco, líder com nove pontos; e o Fluminense, terceiro, com cinco. O Fl… mais »

Botafogo absorve a derrota e foca em vitória contra o Volta Redonda

Nunca na história recente do Botafogo, uma derrota para um rival numa disputa de Taça, foi absorvida com tanta tranquilidade. Por que? A esperança do torcedor alvinegro era de que o time pudesse, mesmo jogando em São Januário – casa do adversário -, manter o bom desempenho apresentado nos clássicos disputados até aqui: vitória sobre o Flu (2 a 0) e empate contra o próprio Vasco (1 a 1) na primeira fase; e empate com o Flu (1 a 1) já nesse turno, válido pela Taça Guanabara e, conforme escrevemos (Leia em: Bo… mais »

Botafogo e Vasco fazem o clássico dos invictos de olho na ponta da tabela

Diego substitui o lateral Luis Ricardo no Clássico de hoje contra o Vasco O BOTAFOGO finalizou a semana de treinamentos na manhã de sábado com um trabalho técnico em General Severiano visando o clássico de domingo contra o Vasco. A partida é válido pela 3a. rodada da Taça Guanabara e está marcada para às 16h00, em São Januário, casa do adversário. O Glorioso vem de uma vitória magra sobre o Madureira num jogo em que se esperava mais do time depois do empate contra o Fluminense na abertura dessa fase. O time controlou a partida desde o começo, foi pouco incomodado, mas só venceu… mais »

Ricardo Gomes começa a semana do clássico contra o Vasco escondendo o jogo

O BOTAFOGO voltou aos treinamentos na última terça-feira visando o clássico contra o Vasco, atual líder da competição. O jogo é válido pela 3a. rodada da Taça Guanabara e está marcado para o Estádio de São Januário, casa do adversário, às 16h00 de domingo. O Glorioso vem de uma vitória magra sobre o Madureira (1 a 0) em Los Larios. Com o resultado, somou 4 pontos e subiu para a 2a. posição na tabela, com dois pontos a menos do que o Vasco que lidera a competição, com seis. O Bota não fez um bom jo… mais »

Botafogo encara o Madureira neste domingo e só a vitória interessa

O BOTAFOGO encara o Madureira neste domingo com um único objetivo: repetir o aproveitamento alcançado contra os times de menor investimento ao longo da primeira fase do Cariocão. Foram cinco jogos – contra Bangu, Portuguesa, Macaé, Resende, Cabofriense e Boavista -, com cinco vitórias alvinegras. Na oportunidade, o Glorioso permaneceu invicto (e ainda está) com a melhor campanha entre os todos os participantes. Com um time modesto mas ajustado, somou 22 pontos em oito rodadas e tenta repetir a performance nesta … mais »

Botafogo faz treino apronto nesse sábado e encara o Madureira no domingo

O BOTAFOGO começou a semana de treinamentos fora de General Severiano. Para dar descanso ao gramado da sede, o time passou a trabalhar nas instalações da Escola Naval*, onde continuará pelo menos por mais 3 semanas. O próximo compromisso do Glorioso será diante do Madureira, em jogo válido pela 2a. rodada da Taça Guanabara. A partida está programada para o estádio Los Larios, em Xerém, às 18h30 do próximo domingo. O Alvinegro vem de um empate (1 a 1) no clássico contra o Fluminense na estreia dos dois clubes na segunda fase d… mais »

BOTAFOGO pronto pra encarar o Flu na estreia da TAÇA GUANABARA

O BOTAFOGO viajou para Volta Redonda onde encara o Fluminense no clássico de abertura da Taça Guanabara – segunda fase do confuso Campeonato Carioca. O jogo está marcado para o Estádio Raulino de Oliveira, na Cidade do Aço, com início previsto para às 18h30 deste domingo. O Alvinegro terminou a primeira fase invicto e com a melhor campanha entre todos os participantes do campeonato. Com um time modesto mas ajustado, somou 22 pontos nas oito rodadas desta fase. Foram sete vitórias e um empate – no clássico contra o Vasco -, com aproveitamento 91,7 %. Mesmo assim, o c… mais »

Depois de ir bem nas preliminares, Botafogo define time para a disputa da TGB

O BOTAFOGO voltou aos treinamentos na última terça-feira visando o clássico contra o Fluminense válido pela 1a. rodada da Taça Guanabara – a segunda fase do confuso Campeonato Carioca. O jogo está marcado para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 18h30 do próximo domingo. O Alvinegro terminou a primeira fase invicto e com a melhor campanha entre os todos os participantes do campeonato. Com um time modesto mas ajustado, somou 22 pontos em oito rodadas disputadas até aqui. Foram sete vitórias e apenas um empate – no clássico contra o Vasco – e … mais »

Com Salgueiro e Neilton confirmados, Botafogo encara o Boavista buscando retomar a liderança do Flamengo

O BOTAFOGO está classificado para a 2a. fase do Carioca desde a 5a. rodada, segue invicto na competição com seis vitórias e um empate, tem uma das melhores campanhas dentre os participantes do campeonato com 19 pontos e joga por um empate nesse domingo para reconquistar a primeira posição do Grupo B. Já o adversário, o surpreendente Boavista, é o vice-líder do Grupo A com 15 pontos – dois a menos do que o Vasco (17) -, já está garantido na próxima fase e também segue invicto na competição, com quatro vitórias e três empates. É o clube de m… mais »

Depois de se dar bem nos clássicos, Botafogo busca consolidar a liderança contra o Boa Vista no domingo

Depois de disputar dois clássicos no prazo ínfimo de quatro dias e se dar bem conquistando quatro pontos diante de Fu e Vasco, o Botafogo se prepara para encarar o Boa Vista movido por uma única motivação: consolidar a primeira posição no seu grupo e passar à próxima fase com moral de líder e time de melhor campanha na competição. O jogo será disputado em São Januário em razão do Estádio Elcy Resende de Mendonça, em Bacaxá, onde o time de Saquarema mandaria o jogo, ter sido reprovado em recentes vistorias da Federação. O Glorioso vem de um empate de 1 a 1… mais »

Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os clássicos graças ao trabalho de Ricardo Gomes

O Botafogo ganhou personalidade e se mostrou um time mais equilibrado na disputa dos clássicos contra o Fluminense – a quem venceu com facilidade por 2 a 0 – e o Vasco – com quem empatou em 1 a 1 após sair perdendo o 1o. tempo. E isso se deveu, essencialmente, ao esquema montado por Ricardo Gomes que promoveu mudanças na escalação justamente quando se temia o pior em razão do futebol pobre que a equipe vinha apresentando no Carioca, nas cinco vitórias consecutivas conseguidas contra os pequenos. O time passou a jogar com três volantes à frente da zaga, que saem pr… mais »

Classificados para a próxima fase, Botafogo e Vasco fazem um clássico de líderes

Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo em São Januário (19hs) num clássico entre os líderes da competição. As duas equipes tem as melhores campanhas até o momento, lideram seus respectivos grupos e estão antecipadamente classificados para a próxima fase. Os Cruzmaltinos tem a melhor campanha do Grupo A, com 17 pontos (5 vitórias e 1 empate) e os Alvinegros, do Grupo B com 18 pontos (6 vitórias em 6 jogos). Pelo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase e seguem na luta pelo título. Os demais, brigam en… mais »

Botafogo bate o Tricolor com nó tático de Ricardo Gomes. Amanhã tem mais.

O Botafogo atropelou o Fluminense no primeiro clássico do Alvinegro no Carioca. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade demonstrada pelos comandados de Ricardo Gomes, principalmente na etapa inicial. O treinador Alvinegro inovou na escalação ao mandar à campo a dupla de atacantes Ribamar (20 anos) e Luis Henrique (19 anos), dois jovens promissores oriundos da base e o fato parece ter surpreendido a equipe das Laranjeiras. O resultado adverso e a falta de reação do time tricolor no … mais »

Botafogo encara o seu 1o. Clássico no Carioca em busca de afirmação

O Botafogo desembarcou em Vitória-ES onde encara Fluminense na noite desta quarta-feira, em partida válida pela 6a. rodada do Campeonato Carioca. É o primeiro clássico do Alvinegro na temporada. O Tricolor vem de uma derrota por 2 a 1 no FlaFlu disputado em Brasília e ainda luta por uma melhor colocação no Grupo A que lhe garanta a classificação para a próxima fase da competição. Atualmente é o 4o. colocado, com 7 pontos, atrás de Vasco (15), Boavista (11) e Bangu (9). Já o Botafogo, defende a liderança do Grupo B com 100% de aproveitamento. Foram cinco … mais »

Com um falso ferrolho armado por Gomes, Bota vai em busca da sua 5a. vitória já pensando no clássico contra o Flu

Montagem do Botafogo Oficial O Botafogo volta à São Januário na tarde deste domingo (17hs), para defender a liderança do Grupo B do Carioca diante da Cabofriense de Eduardo Húngaro e Andreazzi, 6a. colocada no Grupo A. Com preços promocionais a partir de R$ 10,00, a diretoria espera uma boa presença de público para incentivar o time na busca da 5a. vitória consecutiva na competição, o que encaminharia a classificação antecipada do clube à próxima fase. Pelo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase e seguem na luta pelo título… mais »

Botafogo vai atrás da sua 4a. vitória no Carioca contra o Resende

O Botafogo volta a campo hoje à noite (19:30) pelo Campeonato Carioca para defender a posição de líder do Grupo B contra o Resende, 6o. colocado do Grupo A. Com 4 pontos ganhos, o time da região sul fluminense ainda busca entrar na zona de classificação. Pelo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase e seguem na luta pelo título enquanto os demais, brigam para se afastarem do fantasma do rebaixamento. O Alvinegro vem de três vitórias seguidas mas ainda nã… mais »

Com 100% de aproveitamento, o Botafogo vai atrás da sua 3a. vitória no Carioca

O Botafogo volta a campo hoje à noite (19:30) para defender a sua posição de líder do Grupo B do Carioca contra o Macaé, lanterninha do Grupo A sem nenhuma pontuação. O Alvinegro vem de duas vitórias seguidas no campeonato e vai aos poucos vencendo a desconfiança da torcida nesse começo de temporada depois da reformulação radical do elenco vitorioso de 2015 que conseguiu a Taça e o acesso à elite. No jogo de estreia contra o Bangu, o time não encontrou dificuldades para vencer o adversário, mostrando uma … mais »

Musas do Carnaval Paulista 2016… Show de beleza na avenida! (Atualizado)

Nesses dias de recesso do futebol carioca – o Botafogo só volta a campo na próxima quarta-feira, dia 10/02, contra o Macaé -, pra passar o tempo, mudamos nosso foco para as coisas do carnaval. Nada a lamentar… Enquanto aguardamos o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, domingo e segunda na Marquês de Sapucaí, ficamos aqui admirando as musas do carnaval paulistano que brilharam nos dois dias de desfile do grupo especial, no intuito de eleger qual delas é a mais poderosa e a que melhor cumpriu seu papel de bem representar sua agremiação na passarela do samba paulistana, no… mais »

Quem será a nova 7up do Botafogo em 2016?

O ano de 2016 já começou e o Botafogo ainda não conseguiu um grande patrocinador para estampar em sua camisa depois de jogar a temporada passada inteira sem uma marca de expressão, se valendo apenas dos chamados patrocínios pontuais. Aí você me pergunta: O que a 7up tem a ver com o Botafogo em pleno 2016? – Simples, quando a referida marca passou a ser comercializada no Brasil em 1995, escolheu a camisa do Alvinegro para a sua divulgação. Quando chegou ao… mais »

Botafogo encara a Portuguesa em busca de afirmação

Classificação do Grupo B O Botafogo volta a campo hoje à noite (20:30) para enfrentar a Portuguesa, em jogo válido pela 2a. rodada do Carioca. Entre outros objetivos, o Alvinegro ainda busca afirmação já que foi obrigado a reformular o elenco num grau bem maior do que esperava no começo da temporada. Na estreia, sábado passado em São Januário (o mesmo local da partida de hoje), o Bota venceu o Bangu por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança do seu grupo com os mesmos 3 pontos do atual líder, o Volta Redonda, que venceu o Fluminense por 3 a1 e tem um gol a mais do que a gente. O Bota … mais »

YACA marca no 1o. tempo e estreia com vitória no Fogão

Montagem do BotafogoOficialO argentino Gervásio “Yaca” Nuñez foi muito bem no primeiro jogo oficial pelo Botafogo. O meia-atacante, que chegou a pouco tempo no clube, marcou o seu primeiro gol com a camisa alvinegra contra o Bangu, na partida de abertura do Campeonato Carioca ocorrida em São Januário. Ao sair para o intervalo, Yaca disse ao repórter do SporTV que estava feliz por ter marcado o seu primeiro gol pelo Botafogo. Aproveitou pra reclamar do calor que fazia em São Januário no momento e que na segunda etapa, o time teria que maneirar no ritmo e explorar os contra-ataques… mais »

Pra cima deles Fogão (Veja aqui o jogo ao vivo)

O Botafogo começa hoje, às 17hs, contra o Bangu, em São Januário, sua jornada na temporada de 2016 sob a desconfiança dos especialista e, principalmente, da torcida. E não é pra menos diante da quantidade de problemas que pipocaram em General Severiano desde a conquista do título da Série B em 2015. Mesmo ontem, 24 horas antes do início da partida de estreia no Carioca, eles não deram trégua ao clube alvinegro. Sob ameaça de não disputar o campeonato, a Diretoria teve que entrar com um pedido de liminar na justiça pra garantir a participação do clube na compet… mais »

Botafogo vence mais uma e passa de fase na Copinha

Depois de sair atrás do placar no primeiro tempo (1 a 0), o Botafogo se recuperou no segundo e bateu o Sobradinho-DF de virada por 3 a 1. O ataque alvinegro marcou três vezes e chegou a 7 gols na competição. Como já havia vencido o São Bento-SP no jogo de estreia (4 a 2), o Glorioso lidera o seu Grupo com 6 pontos e garantiu a classificação antecipada. Na próxima fase, o sistema de disputa será o mata-mata com cruzamento com os dois times classificados do Grupo 3 a ser decidido entre Mirassol (3), Penapolense (3),… mais »

Botafogo goleia na estreia da Copinha (Veja os gols)

O Botafogo começou 2016 com o pé direito ao estrear na Copa São Paulo Júnior com uma goleada de 4 a 2 sobre o São Bento-SP. O jogo foi disputado na tarde/noite de sábado, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes que fica na cidade de Lins-SP, sede do Grupo 4. Jogadores alvinegros comemoram mais um gol contra o São Bento (Montagem de Capa do GE) Com o resultado, o Bota lidera o seu Grupo com 3 pontos já que no jogo preliminar, o Linense-SP não passou de um empate sem gols contra o Sobradinho-DF, nosso próximo ad… mais »

Contratações: a dura realidade do Botafogo

O ano está acabando e o Botafogo continua lento e modesto na montagem do elenco para a próxima temporada. Até a semana passada, a única cara nova era a do zagueiro Joel Carli, um ilustre desconhecido da torcida. Pelas informações que circulam nas redes, o zagueiro terá a companhia do equatoriano Pedro Sebastián Larrea, volante que defendeu LDU de Loja e a seleção de seu país na última temporada. O jogador veio ao Rio, fez exames médicos mas a contratação não foi anunciada oficialmente pelo clube. Larrea é um típico camisa 5 e pode suprir um… mais »

Pedro Larrea é o 2o. gringo a acertar com o Botafogo para 2016 e vem mais por aí

Até a semana passada, a única cara nova no Botafogo era a do zagueiro Joel Carli, um ilustre desconhecido da torcida. O argentino veio ao Rio, fez exames médicos, assinou contrato de dois anos e se reapresenta com o restante do grupo no início de 2016 para a pré-temporada. O jogador de 29 anos, 1,93m e 91kg, encara o Botafogo como um grande desafio na sua carreira e espera estar à altura da confiança que o clube depositou nele. Agora, o primeiro gringo a acertar com o clube terá a companhia do equatoriano Pedro Sebastián Larrea, volante que defendeu … mais »

Joel Carli, o 1º e único. Depois dele, não pintou mais ninguém

O Botafogo tem pela frente o desafio de fazer uma campanha convincente na Série A em 2016 e pra isso precisa contratar urgentemente já que se desfez do time base que conseguiu o acesso na Série B. É sabido que a situação financeira do clube continua crítica. A perspectiva é que o Alvinegro feche com um patrocinador master e que tenha um aumento das cotas de televisionamento na ordem de 60 milhões para a próxima temporada. Num primeiro momento, o Botafogo anunciou uma lista de dispensa com 11 jogador… mais »

Reposição lenta do elenco preocupa torcida do Botafogo

Depois de alcançar os principais objetivos da temporada em 2015, o Botafogo tem pela frente o desafio de fazer uma campanha convincente na Série A em 2016, e pra isso precisa contratar urgentemente. Não vamos ter um time dos sonhos como o representado ao lado, recheado de craques em sua maioria feitos em casa, mas precisamos de um time com condições de honrar a nossa camisa e as nossas tradições. É sabido que a situação financeira do clube continua crítica apesar dos esforços da diretoria pra colocar a casa em ordem e … mais »

Retrospectiva 2015: O ano da redenção alvinegra – Top 5 das matérias do Blog

Caros amigos alvinegros, estamos em contagem regressiva para o encerramento de mais um ano. É comum nessa época, as pessoas e instituições fazerem um balanço de suas atividades avaliando o que deu certo e o que não deu para corrigir rumos e planejar ações futuras. Com a gente aqui do blog não poderia ser diferente. Dois mil e quinze foi um ano de recuperação para o Botafogo depois de viver, em 2014, um dos anos mais negros de sua história recente pelos motivos sabidos por todos. Partimos do zero e conseguimos montar um elenco (quase) todo novo a partir da permanência de Jefferson… mais

Por @FelipaoBFR/Botafogodeprimeira.com

Seu comentário é sempre bem vindo...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s